data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gustavo Mansur (divulgação)
Começou, neste domingo, a distribuição dos 60 respiradores comprados pelo governo do Estado com a finalidade de ampliar a rede de leitos de UTI SUS para atendimento de pacientes Covid.
Os equipamentos, adquiridos da empresa Leistung, chegaram a Porto Alegre na noite de sábado, transportados desde Jaraguá do Sul (SC) por equipes da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Dos 60 respiradores, cinco são para a região e serão entregues ao Hospital de Caridade de Santiago. Neste domingo, a UTI do hospital está com 122% do capacidade.
Ocupação de UTIs está em 93,5% nos hospitais de Santa Maria
No domingo, seriam distribuídos 33 aparelhos para hospitais de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Erechim, Osório, Sapiranga, Santiago, São Jerônimo e Garibaldi. Os hospitais enviaram representantes para a retirada dos equipamentos na Divisão de Suprimentos da SES.
O restante será encaminhado ao longo da semana. Até o meio da tarde, instituições hospitalares de Santiago, Cachoeira do Sul, São Jerônimo e Erechim já haviam feito a retirada.
- Os equipamentos vão para hospitais que têm condições de abrir imediatamente novos leitos de UTI, com estrutura e equipes completas para que já colocá-los em uso - explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes.
O investimento do Estado na compra emergencial foi de R$ 3,6 milhões, oriundos de recursos federais destinados para a saúde.
OS HOSPITAIS QUE VÃO RECEBER EQUIPAMENTOS
- Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves: 2 respiradores
- Hospital São Pedro, de Garibaldi: 4
- Hospital de Caridade, de Cachoeira do Sul: 5
- Hospital Santa Terezinha, de Erechim: 6
- Hospital São Vicente de Paulo, de Osório: 3
- Hospital de Sapiranga: 5
- Hospital de Santiago: 5
- Hospital de Caridade, de São Jerônimo: 3